Slogan

Deixe florescer o que há de bom em você!

Verde que valoriza o imóvel

Estudo revela que o paisagismo pode aumentar entre 10 a 30% o preço do imóvel. Empresas descobrem a importância desse espaço e investem pesado em projetos para agradar à clientela, que ganha qualidade de vida.  
Localização, opções de lazer e segurança deixaram de ser os únicos atrativos para a compra da casa própria. O paisagismo ganha espaço nos projetos da construção civil e agrega valor significativo na venda da residência. Estudo feito nos Estados Unidos revela que o paisagismo pode aumentar de 10% a 30% o valor do imóvel. Paisagistas e profissionais do mercado imobiliário garantem que o verde melhora não apenas a estética do local, mas suaviza o ambiente e confere qualidade de vida aos moradores.
O verde melhora não apenas a estética do local, mas suaviza o ambiente e confere qualidade de vida aos moradores
Lindiane Cardoso de Oliveira, gerente de engenharia e empreendimentos da Mark-Imob, avalia que o paisagismo melhora o visual do empreendimento. “É um item muito importante. Nos casos que têm área permeável (revestida com vegetação), por exemplo, procuramos colocar o paisagismo. Dessa forma, todos ganham. O prédio fica mais bonito e valorizado e não prejudico o meio ambiente. Cumpro todas as normas”, assegura. A gerente de engenharia considera outras vantagens do espaço reservado para área verde no local. “O contato com a natureza é maravilhoso. É ótimo para as crianças crescerem vendo flores e árvores. O ambiente fica mais fresco e confortável, porque essas áreas são mais úmidas. Alguns residenciais têm redários, espaço zen, spa para descanso e mentalização. Sem dúvida, vale a pena o investimento”.

Gardênia Matos, proprietária da Gardênia Matos Paisagismo & Decoração, observa que os clientes estão cada vez mais exigentes. “Vários fatores são avaliados na compra do imóvel. O paisagismo é um deles e se tornou fundamental na percepção de valor dos compradores. Com o ritmo de vida acelerado, há uma valorização no hábito de ficar em casa, preferencialmente no ambiente externo”. Ela acrescenta que mesmo em apartamentos é possível criar espaços que permitam o convívio estreito com a natureza.
Beleza e arte tornam um jardim atraente e dá vida à residência
As mudanças no mercado imobiliário nos últimos anos compravam que os investimentos em paisagismo estão relacionados com a necessidade de atrair novos clientes. “Bem executado e planejado, pode ser um fator decisivo no fechamento do contrato. As construtoras têm percebido isso. Com o objetivo de oferecer mais conforto e qualidade de vida aos moradores, elas investem em projetos paisagísticos cada vez mais personalizados. Além da vegetação, pérgulas, jardins verticais, vasos, espelhos d’água e várias outras opções tornam os empreendimentos mais atrativos”.
Além da beleza que proporcionam, com sua riqueza de cores, formas e texturas, as plantas trazem vida aos ambientes.
Gardênia explica que alguns fatores são importantes e devem ser considerados na elaboração do projeto paisagístico. “É importante conhecer o perfil dos moradores. Deve ser (o projeto) harmonioso, dinâmico e funcional, respeitando gostos e interesses dos clientes. Ao mesmo tempo, precisa estar equilibrado com a fauna e a flora locais, respeitando as características de cada planta. Também é necessário levar em conta a vocação natural do terreno e a análise do solo. As  espécies vegetais devem estar em equilíbrio com o estilo arquitetônico do imóvel”, ressalta.

Ela defende que o paisagismo humaniza os espaços de convivência das pessoas. “Além da beleza que proporcionam, com sua riqueza de cores, formas e texturas, as plantas trazem vida aos ambientes”, conclui.

Veja entrevista completa aqui.


Plantas aumentam a satisfação no trabalho.

Se os empregadores querem melhorar a satisfação dos seus funcionários, algumas plantas no ambiente de trabalho podem ajudar muito. Um novo estudo, liderado por Tina Cade, professora de horticultura da Universidade Estadual do Texas, e Andrea Dravigne, do San Marcos Nature Center, ambas, instituições nos EUA, descobriu que os trabalhadores são mais felizes quando seus escritórios apresentam plantas e janelas.

A equipe que fez a pesquisa entrevistou 450 trabalhadores de escritórios fazendo perguntas sobre a satisfação e o ambiente de trabalho. “Nós pensamos que seria importante fazer esta pesquisa com relação aos escritórios, pois, em muitos casos, os empregadores estão procurando maneiras de manter seus trabalhadores mais satisfeitos e fazem muitas coisas caras como uma creche ou academia de ginástica. Talvez, por um investimento menor, eles poderiam colocar algumas plantas em locais estratégicos.” Assim, foi descoberto que as pessoas que trabalham com plantas e janelas em seus escritórios manifestaram sentir-se melhor, sobre o emprego e sobre o trabalho que desempenhavam, comparado com pessoas em escritórios sem janelas e plantas ao redor.



“Eu fiquei muito surpresa com o fato de que ter uma planta parecesse ser mais benéfico do que ter uma janela no seu escritório”, disse Tina Cade, uma das coordenadoras do estudo. “Todo mundo diz ‘eu preciso de uma janela!’, mas na realidade parece que uma planta seria uma alternativa ainda mais apropriada. Também foi surpreendente, de certa maneira, descobrir que os homens são mais afetados à ausência de plantas do que as mulheres. As pessoas dizem que as mulheres reagem mais a flores e coisas verdes, mas nós vimos a maior diferença nos homens”, disse ela.




As cientistas esperam que essa pesquisa possa influenciar os empregadores, arquitetos e planejadores urbanos para que se lembre de manter uma vegetação ao redor do local de trabalho. “Baseado no que descobrimos, isso precisa ser considerado no planejamento”, disse Tina. “Em muitos casos estas coisas são vistas como itens de luxo, mas isto fala sobre a importância de tentar manter os espaços verdes, tanto internos quanto externos”.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...