Se os empregadores querem melhorar a satisfação dos seus funcionários, algumas plantas no ambiente de trabalho podem ajudar muito. Um novo estudo, liderado por Tina Cade, professora de horticultura da Universidade Estadual do Texas, e Andrea Dravigne, do San Marcos Nature Center, ambas, instituições nos EUA, descobriu que os trabalhadores são mais felizes quando seus escritórios apresentam plantas e janelas.
A equipe que fez a pesquisa entrevistou 450 trabalhadores de escritórios fazendo perguntas sobre a satisfação e o ambiente de trabalho. “Nós pensamos que seria importante fazer esta pesquisa com relação aos escritórios, pois, em muitos casos, os empregadores estão procurando maneiras de manter seus trabalhadores mais satisfeitos e fazem muitas coisas caras como uma creche ou academia de ginástica. Talvez, por um investimento menor, eles poderiam colocar algumas plantas em locais estratégicos.” Assim, foi descoberto que as pessoas que trabalham com plantas e janelas em seus escritórios manifestaram sentir-se melhor, sobre o emprego e sobre o trabalho que desempenhavam, comparado com pessoas em escritórios sem janelas e plantas ao redor.
“Eu fiquei muito surpresa com o fato de que ter uma planta parecesse ser mais benéfico do que ter uma janela no seu escritório”, disse Tina Cade, uma das coordenadoras do estudo. “Todo mundo diz ‘eu preciso de uma janela!’, mas na realidade parece que uma planta seria uma alternativa ainda mais apropriada. Também foi surpreendente, de certa maneira, descobrir que os homens são mais afetados à ausência de plantas do que as mulheres. As pessoas dizem que as mulheres reagem mais a flores e coisas verdes, mas nós vimos a maior diferença nos homens”, disse ela.
As cientistas esperam que essa pesquisa possa influenciar os empregadores, arquitetos e planejadores urbanos para que se lembre de manter uma vegetação ao redor do local de trabalho. “Baseado no que descobrimos, isso precisa ser considerado no planejamento”, disse Tina. “Em muitos casos estas coisas são vistas como itens de luxo, mas isto fala sobre a importância de tentar manter os espaços verdes, tanto internos quanto externos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário