Slogan

Deixe florescer o que há de bom em você!

Verde que valoriza o imóvel

Estudo revela que o paisagismo pode aumentar entre 10 a 30% o preço do imóvel. Empresas descobrem a importância desse espaço e investem pesado em projetos para agradar à clientela, que ganha qualidade de vida.  
Localização, opções de lazer e segurança deixaram de ser os únicos atrativos para a compra da casa própria. O paisagismo ganha espaço nos projetos da construção civil e agrega valor significativo na venda da residência. Estudo feito nos Estados Unidos revela que o paisagismo pode aumentar de 10% a 30% o valor do imóvel. Paisagistas e profissionais do mercado imobiliário garantem que o verde melhora não apenas a estética do local, mas suaviza o ambiente e confere qualidade de vida aos moradores.
O verde melhora não apenas a estética do local, mas suaviza o ambiente e confere qualidade de vida aos moradores
Lindiane Cardoso de Oliveira, gerente de engenharia e empreendimentos da Mark-Imob, avalia que o paisagismo melhora o visual do empreendimento. “É um item muito importante. Nos casos que têm área permeável (revestida com vegetação), por exemplo, procuramos colocar o paisagismo. Dessa forma, todos ganham. O prédio fica mais bonito e valorizado e não prejudico o meio ambiente. Cumpro todas as normas”, assegura. A gerente de engenharia considera outras vantagens do espaço reservado para área verde no local. “O contato com a natureza é maravilhoso. É ótimo para as crianças crescerem vendo flores e árvores. O ambiente fica mais fresco e confortável, porque essas áreas são mais úmidas. Alguns residenciais têm redários, espaço zen, spa para descanso e mentalização. Sem dúvida, vale a pena o investimento”.

Gardênia Matos, proprietária da Gardênia Matos Paisagismo & Decoração, observa que os clientes estão cada vez mais exigentes. “Vários fatores são avaliados na compra do imóvel. O paisagismo é um deles e se tornou fundamental na percepção de valor dos compradores. Com o ritmo de vida acelerado, há uma valorização no hábito de ficar em casa, preferencialmente no ambiente externo”. Ela acrescenta que mesmo em apartamentos é possível criar espaços que permitam o convívio estreito com a natureza.
Beleza e arte tornam um jardim atraente e dá vida à residência
As mudanças no mercado imobiliário nos últimos anos compravam que os investimentos em paisagismo estão relacionados com a necessidade de atrair novos clientes. “Bem executado e planejado, pode ser um fator decisivo no fechamento do contrato. As construtoras têm percebido isso. Com o objetivo de oferecer mais conforto e qualidade de vida aos moradores, elas investem em projetos paisagísticos cada vez mais personalizados. Além da vegetação, pérgulas, jardins verticais, vasos, espelhos d’água e várias outras opções tornam os empreendimentos mais atrativos”.
Além da beleza que proporcionam, com sua riqueza de cores, formas e texturas, as plantas trazem vida aos ambientes.
Gardênia explica que alguns fatores são importantes e devem ser considerados na elaboração do projeto paisagístico. “É importante conhecer o perfil dos moradores. Deve ser (o projeto) harmonioso, dinâmico e funcional, respeitando gostos e interesses dos clientes. Ao mesmo tempo, precisa estar equilibrado com a fauna e a flora locais, respeitando as características de cada planta. Também é necessário levar em conta a vocação natural do terreno e a análise do solo. As  espécies vegetais devem estar em equilíbrio com o estilo arquitetônico do imóvel”, ressalta.

Ela defende que o paisagismo humaniza os espaços de convivência das pessoas. “Além da beleza que proporcionam, com sua riqueza de cores, formas e texturas, as plantas trazem vida aos ambientes”, conclui.

Veja entrevista completa aqui.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...