Slogan

Deixe florescer o que há de bom em você!

O charme das suculentas.

Só no Brasil, existem mais de 100 espécies reconhecidas pela resistência e por exigir pouca manutenção. O nome suculenta vem da capacidade de absorver e armazenar água em suas folhas, caules e raízes, características que as protege das altas temperaturas e do clima árido de regiões da África e da América, onde elas surgiram.





De modo geral, os cuidados que se deve ter com as suculentas são:
  • Regar apenas uma vez por semana.
  • O solo deve ser bem drenado para não acumular excesso de água.
  • Algumas preferem sol direto por pelo menos 04 (quatro) horas diárias de sol e outras não, porém todas precisam de luminosidade.
Algumas espécies de suculentas são:
Echeveria
Existem várias sub espécies de Echeveria por isso seu nome científico é especificado apenas como Echeveria sp. É conhecida também como Rosa-de-pedra ou Bola de neve mexicana.


Dedinho de moça
Existem duas espécies parecidas: a Sedum burrito conhecida também como Rabo-de-Burro e a Sedum morganianum. Excelente opção para ser usada como planta pendente.

Bálsamo
Conhecida por suas propriedades medicinais (cicatrizante, antiinflamatória e emoliente) o Sedum dendroideum tem porte entre 30 a 90 cm de altura.

Rosário
As contas de bolinhas verdes do Senecio rowleyanus conferiu a ela o nome popular de Colar-de-pérolas ou Pérola verde e pode ser usada também como planta pendente.

Uma coisa é certa, suculentas são muito charmosas e versáteis! A composição de um vaso com espécies diferentes de suculentas pode resultar em arranjos de beleza única para adornar mesas, aparadores e pequenos espaços em cozinhas e banheiros. Mas o bom resultado dependerá da combinação de espécies que tenham a mesma necessidade básica de luz e frequência de regas. Por isso, vale à pena informar-se sobre as demandas individuais de cada planta antes de reuni-las em um mesmo vaso.




2 comentários:

Montanhas, mares e culturas disse...

Bem suculentamente lindas! Gostei do informativo! Muito bom.

Dettynha disse...

Adorei as imagens. Usei sua url no meu blog. e ja sou sua seguidora. As suculentas me fascinam.
www.dettynha-trocando-ideias.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...